Lançamento do álbum Vozes Sem Palavras II, da série #desafios_sonoros

Escute o álbum Vozes sem palavras!!!

Clique aqui para ouvir no site do SONatório!

Clique aqui para ouvir no Bandcamp!

Despertar para o sonho – live cinema

Apresentação de live cinema – Despertar para o sonho, dia 12/12/2023, no auditório do CAHL, da UFRB, em Cachoeira-BA, às 19h30. Com Carlos Eduardo Santos de Jesus, Ibu, Marina Mapurunga, Mário Guimarães e Sol.


Oficina – O som das coisas: improvisação com antigas tecnologias  – com Fabio Manzione

Sobre a oficina: Que sons fazem as coisas que estão à nossa volta? Que outras técnicas e possibilidades sonoras esses objetos nos trariam? Que gestos irradiam de nossos corpos quando nos colocamos para improvisar com as sonoridades dos objetos usados em nosso cotidiano? Não existem respostas exatas para tais perguntas, mas, ao nos propormos ações criativas baseadas nestas e em outras questões, delas podemos gerar contextos sonoros indistintos e novas situações estéticas. É pensando nisso que a oficina de improvisação musical O som das coisas trará experiências de criação musical em tempo real a partir do empirismo espacial e acústico e da realização de propostas de escuta e estratégias performativas.

Exemplos de materiais necessários para a oficina: Escorredor de pratos, vaso de barro, potes de todos os materiais, ferradura, taça de vinho, escova de dente usada, liquidificador, gavetas, réguas, canos, tubos, molas, guarda-chuva, serra-elétrica, mata moscas, leque, ventilador, buzina de bicicleta, varetas para fazer pipas, ralador de queijo, relógio despertador, cacarecos, bruzundangas etc.

Público alvo: estudantes do campo das Artes e interessados/as em improvisação musical

Sobre o ministrante: Fabio Manzione é músico, escritor e performer. Doutor em Processos de criação musical pela Universidade de São Paulo, Mestre em Estudos de Jazz pela Universidade de Aveiro (Portugal), graduado em Música e Educação Artística pela Faculdade Santa Marcelina e especializado em Percussão orquestral pela EMESP.  Trabalha como músico improvisador, tendo integrado grupos que desenvolvem processos de criação musical em tempo real, tais como Orquestra Errante, Trio Mamomã, Ñembo e Duo Cóz.  Como compositor criou música original para a peça Monstro da Cia. Artera de Teatro (indicada ao prêmio APCA), para o trio cênico multilinguagens Miséria Prima, Rara Palavra do IMO Coletivo, para a performance Um poema cênico para Ferreira Goulart e para o espetáculo infantil Bichos e outros seres da Claraboia Cia de Histórias. Também realizou direção musical da peça HYBRIS da Enfim (+1) Cia de Teatro e compôs música original para os filmes Dada Post I e II, trabalhos realizados em parceria com o artista-visual Paulo Ahumada Rovai (Córdoba, Argentina). Em 2016 publicou o livro de poesia concreta (sem título) e tem apresentado as performances História de uma linha só (2017) e Limit-ações (2019), em espaços públicos do Brasil e Argentina. Entre 2020 e 2021 realizou os curta-metragens Mais uma dia e Presenças com o músico Migue Antar e Som Latente com artista e pesquisadora Marina Mapurunga.

Site: fabiomanzione.com
Instagram: @fabio.manzione

O curso será presencialmente.

Clique aqui para se inscrever! Até 08.10.2023

Indicaremos por e-mail, no dia 09.10.2023 se você foi selecionade/a/o.

Dia da oficina: 11.10.2023 (quarta-feira)
Horário:
13h às 17h
Local:
Auditório do CAHL/UFRB, Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N, Cachoeira – BA.

Vagas limitadas


Chamada para novos/novas/noves participantes para o SONatório:

dia 1 de agosto de 2023, às 19h, no Auditório do CAHL/UFRB.


Mini-curso Esculpir a voz – com Inés Terra

Sobre o curso: Esculpir a voz é um convite para estimular o conhecimento das vozes através de exercícios de escuta, improvisação, e reflexão, por meio de orientações sobre a percepção do corpo, da respiração e do trato vocal. A intenção é apontar para a performatividade das palavras, cantos e ruídos que emergem nos corpos em vibração e relação, valorizando as sensações físicas e reconhecendo outros corpos a partir da exploração vocal. Reconhecendo a importância que as práticas vocais possuem nos processos de criação e no cotidiano, a exploração vocal em um ambiente lúdico possibilita o conhecimento e a afinidade dos corpos em relação, apontando para o cuidado de si e para a potência criativa da voz no âmbito musical, na arte sonora e na performance.

Sobre a ministrante: Inés Terra é cantora, pesquisadora e produtora cultural. No seu trabalho explora a voz como um modo de habitar diferentes corpos e como cruzamento nos processos de criação. Realiza performances ao vivo, álbuns, instalações, vídeo performances e trilhas sonoras para dança e cinema. Criou a série de performance vocal Língua Fora em parceria com a Editora Leviatã e o curso de improvisação vocal Esculpir la voz. É formada em Música Popular (Voz) pela Universidade Estadual de Campinas e mestra em Processos de Criação Musical pela Universidade de São Paulo. Atualmente faz doutorado em Sonologia pela Universidade de São Paulo, onde pesquisa a performance vocal como escrita do corpo, traçando relações entre estudos de gênero, performance e improvisação. Lançou o álbum audiovisual Ruminar (Editora Leviatã) com Iago Mati; o álbum Teia (RKZ Records) com a thereminista Julia Teles, o álbum Ferrugem (Seminal Records) com o luthier experimental Cadós Sanchez, o LP Soñar com Bella e Amanda Irarrázabal, e o disco Fio (Estranhas Ocupações) com diversxs artistas. Foi artista residente do projeto internacional One Beat (EUA, 2021) e se apresentou em eventos com foco na música exploratória e na performance, como Festival Frestas Telúricas (2020); Dystopie Festival (DE, 2020); Festival Internacional de Eco Performance da Cia Taanteatro (2021); CHIII (2021); Movement Research at the Judson Church (EUA, 2019), Ciclo Ruído (AR, 2021), Mostra “Mulheres em Cena” da Cia Fragmento de dança (2021), Festival Novas Frequências (2021), Festival Atemporanea (AR, 2022), entre outros. Foi artista orientadora de música no Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo durante três anos; deu cursos no Senac São Bernardo, no MASP, no Sesc CPF e como professora voluntária na Universidade Federal do Sul da Bahia e na Universidade Regional do Cariri. Websites da artista: https://inesterra.bandcamp.com/    –    https://cargocollective.com/inesterra

O curso será presencialmente. Indicamos só se inscrever quem poderá ir nos dois dias.

Data e horário: Segunda-feira, 3 de abril de 2023 das 17h às 20h e Quarta-feira, 5 de abril de 2023 das 14h às 17h.

Local: Auditório do CAHL/UFRB, Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N, Cachoeira – BA. As inscrições para o curso Esculpir a Voz com a artista sonora Inés Terra estão abertas de 20 a 30 de março de 2023.


Chamada para novas/novos/noves integrantes do SONatório!

No dia 28 de fevereiro de 2023, às 18h, no Auditório do CAHL (UFRB). Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N. Cachoeira-Bahia.


Chamada para integrantes do SONatório!

No dia 27 de setembro de 2022, às 18h, no Lab Mac 1, (CAHL/UFRB). Rua Maestro Irineu Sacramento, S/N. Cachoeira-Bahia.


SONatório no *Topia sound art Festival !!!

O SONatório participa do *Topia sound art Festival entre 13 a 27 de novembro de 2021, com a obra de arte sonora e web art Cápsulas Sonoras. No dia 21/11, nós do SONatório estaremos apresentando nosso trabalho para o público e batendo um papo sobre o processo de criação deste trabalho. Venha participar!

Dia 21 de novembro de 2021 (domingo), às 17h (UTC -3), no Canal do Youtube do Errant Sound  – https://www.youtube.com/channel/UCKa1jizhFKcuYmErqoAcU1A

Artistas sonatorianes participantes: Daniele Costa, Gabriel Amarante, Girlan Tavares, Joanne Labixa, José Brito, Laíse Gaspar, Lina Cirino, Marina Mapurunga, Stephanie Sobral e Victor Brasileiro.


Lançamento do álbum digital Entre o teto e a parede!

Live de lançamento do álbum Entre o teto e a parede, realizado a partir do 4º Desafio Sonoro do SONatório! Dia 7 de agosto de 2021 (sábado), às 20h (UTC -3), em www.instagram.com/sonatoriooo


Vozes Sem Palavras na exposição Tá me vendo? Tá me ouvindo?

Por meio do convite do projeto Língua Fora, o álbum Vozes Sem Palavras, organizado pelo SONatório, participou da exposição Tá me vendo? Tá me ouvindo?, da Casa Niemeyer. O álbum Vozes Sem Palavras foi construído coletivamente a partir da chamada dos Desafios Sonoros do SONatório! Estão nesse álbum trabalhos das/dos artistas: Inés Terra, Lori Yonï, Vinícius Fernandes, Daniele Costa, Joanne Labixa, Jalala Amani, Julia Teles, Dani Sou, Guache (Gil Fortes e Luciana Melo) e Sonora: músicas e feminismos (Carolina Andrade Oliveira, Dani Sou, Eliana Monteiro da Silva, Flora Camargo Gurfinkel, Jalala Amani, Lílian Campesato e Marina Mapurunga). Curadoria e produção por Marina Mapurunga e Masterização por Vicente Reis.

Abertura da Exposição: 16 de dezembro de 2021 às 20h, no Instagram da Casa Niemeyer: @casaniemeyer.unb


Reconcitec 2020 – Mesa Redonda 42: Pandemix: Processo criativo coletivo durante a pandemia

Mesa-redonda: Pandemix – Processo criativo coletivo durante a pandemia. Dia 5 de novembro de 2020 (quinta-feira), às 14h (UTC -3), no canal do Youtube da TV UFRB, parte da programação do Reconcitec 2020 (https://www.ufrb.edu.br/ppgci/cronicas-das-quarentenas).


Lançamento do álbum digital Pandemix

Live de lançamento do álbum Pandemix, realizada pelas e pelos integrantes do SONatório. Dia 13 de agosto de 2020 (quinta-feira), às 19h (UTC -3)


Encontro online: Arte e Programação (){introdução ao Processing e Sonic Pi}; com Daniele Costa.

Clique aqui para se inscrever!

Data: 6 de agosto de 2020 às 19h.

Enviaremos para os inscritos uma mensagem por e-mail com o link da sala virtual do encontro.


Lançamento do álbum Vozes Sem Palavras, da série #desafios_sonoros

flyer

Escute o álbum Vozes sem palavras!!!  Clique aqui para ouvir no site do SONatório! Clique aqui para ouvir no Bandcamp!


Percursos Sonoros disponível na SONIC CHAIR da biblioteca do Goethe-Institut Salvador-Bahia!!!!

card_PercursosSonicChair-L


Lançamento do álbum PERCURSOS SONOROS, da série #desafios_sonoros

flyer-quadrado-lancamento-percursos-1080

Escute o álbum PERCURSOS SONOROS!!!! #desafios_sonoros  SONatório!

Clique aqui para ouvir no site do SONatório!

Clique aqui para ouvir no Bandcamp!


Oficina de criação sonora com o software de áudio Reaper (nível iniciante), ministrado por Marina Mapurunga

Local: Laboratório Mac 2, Cahl/UFRB

Data: 3 de julho (às 19h) e 4 de julho (às 9h).

Gratuito. Vagas limitadas.

Inscrições até 2 de julho às 18h. Inscrições Encerradas.

O resultado da oficina estará disponível neste site no dia 2 de julho às 20h.

Selecionados para a oficina: Adler Henrique Braga Alves / Alana Ferreira de Sousa / Caique Ramos da Conceição / Carla Caroline / Carlos Henrique / Edelsio de Lima Sousa Junior / Felipe da Silva Borges / Felipe Ramos / Fernanda Matos / Gabriel Ferraz / Iraí / Janaiany Silva de Miranda / João Paulo Guimarães / Luana Carla Nascimento de Avelar/ Luis Otávio / Marta Silva (Malli) / Stephanie Sobral.

reaper2


Performance Audiovisual, Natureza Urbana Natureza n.5: Salvador, no DIGITÁLIA!

Performance Audiovisual da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório): Natureza Urbana Natureza n.5 – Salvador, entrada franca, dia 01.02.2019, às 16h, no teatro do ICBA Instituto Goethe, Salvador-BA, na programação do Digitália.
Integrantes da OLapSo em NUN n.5:
Adler Braga
Carla Caroline Neri
Emily Dias Ribeiro
Felipe Borges
Fernanda Souza de Matos
Gabriel Ferraz
Leandro Alex
Lígia Franco
Luiz Otávio dos Santos
João Paulo Guimarães
Marina Mapurunga
Stephanie Sobral
Vinicius Sabino

A performance audiovisual a ser apresentada no Digitália se chama Natureza Urbana Natureza n.5 – Salvador. A série de performance Natureza Urbana Natureza é realizada com imagens da cidade onde a Orquestra apresenta a performance. Esta edição de Natureza Urbana Natureza é inédita, com imagens de Salvador e sons criados ao vivo pela Orquestra a partir do uso de aplicativos para smartphone, programas de computador e objetos/gambiarras sonoras, todos sendo orquestrados a partir de uma das técnicas de improvisação livre chamada Soundpainting.
Mais info da programação do Digitalia em:
https://www.digitalia.com.br/digitalia2019/programacao/


Oficina: Cartografia Audiovisual com Pedro Díaz

É um laboratório de som e audiovisual com Pedro Díaz, baterista e percussionista do Rio de Janeiro/São Paulo, interessado em abordar questões em torno de culturas minoritárias com imagens de arquivo e instalações e performances audiovisuais. É pesquisador em Ciências da Informação e trabalha em projetos sociais de arte, documentação e comunicação na América Latina. Site: http://pedrovdiazz.wixsite.com/indionoise/cursos-e-oficinas

carto

Programa da oficina:

1) Do Micro ao Macro:

Experimentações audiovisuais e as cosmopolíticas dos espaços Experimentação com o desenvolvimento de material de som com materiais recicláveis, bem como instrumentos disponíveis pelo proponente, proposto para pensar a percepção e criação dos ritmos de nossa vida que formulam nosso tempo e nossas afecções sensoriais. Utilização de objetos amplificados com microfones de contato e pedais de efeito para buscar as frequências dos materiais como ferro, cobre, madeira, jogando em vários formatos, onde o ideal é procurar diferentes timbres, ritmos e sensibilidades, experimentando a diversidade de materiais e durações no meio ambiente. Objetos cotidianos, como óculos, pratos, latas, chocalhos, cachimbos, espátulas de pedreiras com arco de violino, etc. bem como paisagens sonoras são a base para um primeiro contato com a criação de arquivos poéticos.

Deriva visual e percepções contra-hegemónicas:

Experimentação e documentação visual para o registro e expressão poética. No segundo momento, passamos do som para o visual procurando outros olhares (im)possíveis para a percepção e expressão das diferentes formas de vida, buscando contrastar com a complexidade rápida, mídiática e informacional que vivemos dia-a-dia. Vamos gravar pequenos vídeos fazendo pontes, rizomas e cartografias com os sons registrados a partir do último encontro. Em seguida, apresentaremos vídeos, teorias e projetos de leituras de imagens como Aby Warburg, Henri Langlois, Glauber Rocha, Eduardo Coutinho, Godard e conceitos emergentes como “desinformação, Fake News e pós-verdade” junto as  “competências críticas de informação e mídia” de notícias, imagens, etc, em expressões “neo-documentais” que misturem o documentário com a ficção.

2) Processo transindividual – Síntese e Remixes:

Encontro final com o grupo participante onde podemos editar os materiais desenvolvidos nas últimas reuniões pensando em uma expressão estética crítica final. Finalização e exposição de mapas e cartografías, bem como experiências audiovisuais e apresentações ao vivo de performances multimídias. Conversas e críticas sobre os problemas e expressões desenvolvidos na oficina.

Vagas limitadas!

Para se inscrever, preencha o formulário de inscrição clicando aqui até o dia 10 de agosto. A confirmação da inscrição se dará por email até o dia 12 de agosto.

Data: 15 e 16/08/2018 (quarta e quinta-feira)
Horário: dia 15 (13h-), dia 16 (17h).
Local: Laboratório Mac 2 do CAHL/UFRB, Cachoeira-BA


Série de Performances Audiovisuais AMOR E RESISTÊNCIA

AMORRESISTENCIA-horariocorreto

SONatório e OLapSo (Orquestra de Laptops Sonatório) convida a todes para assistir a série de performances audiovisuais Amor e Resistência, com as performances:

-Desaguar (por Carla Caroline, Felipe Da Silva Borges e Mari Pontes),
#afetos_ao_vento (por Marina Mapurunga),
– Ode (por João Paulo Guimarães e Otávio Gomes),
– O Ciclo de um Corpo (por Lígia Franco, Fernanda S. Matos e Adler H. Braga Alves),
– Resiliência (por Gabriel Ferraz e Állan Maia ),
– The love corporation (por Girlan Almeida Souza Tavares, Lucas Bonillo, Vinicius Sabino e Taís Moreira).

Data: 12/07/2018 (quinta-feira)
Horário: 17h30
Local: Auditório do CAHL/UFRB, Cachoeira-BA


Instalação-Performance Sonora – REDES no I Festival Mimoso de Cinema

cartaz-rede2

mais informações em: https://www.festivalmimoso.com.br/cinema-expandido

III COS – III Ciclo de Oficinas SONatório!

Oficina de Soundpainting (Nível 1 – som básico), ministrado por Marina Mapurunga (profa. CAHL/UFRB), no I Festival Mimoso de Cinema

oficinamimoso-soundpainting

  • Data e horário: 3 e 4/maio/2018, de 13h às 17h
  • Local: Centro Cultural da cidade de Luís Eduardo Magalhães, Bahia- Brasil.
  • Inscrições até o primeiro dia da oficina.
  • Faixa etária: A partir de 12 anos.
  • Carga horária: 8h.
  • Número de vagas: 35 vagas.
  • Conteúdo Programático: Histórico do soundpainting; Sinais do soundpainting (Quem?, O quê?, Como? Quando?); Aquecimento corporal e vocal; Experimentos e criação sonora.
  • Objetivo Geral: O Soundpainting é uma linguagem de gestos universal e multidisciplinar voltada à composição ao vivo. Esta foi criada pelo músico norte-americano Walter Thompson na cidade de Woodstock em 1974. Nesta oficina, nosso foco será os gestos básicos para composição sonora. O objetivo desta oficina além de apresentar aos participantes esta linguagem e alguns de seus gestos, será também a criação de composições sonoras, com o uso da voz, do som corporal e de instrumentos/objetos sonoros. Como resultado da oficina todos os envolvidos, tanto instrutores como alunos, farão parte da apresentação de encerramento do festival.

    Obs.: Os participantes da oficina não precisam ter conhecimento de teoria musical. Quem quiser, pode levar instrumento musical e/ou objetos sonoros para a oficina, mas não é obrigatório.

  • Pré-requisitos: Não há pré-requisitos necessários.

    *Serão emitidos certificados para os participantes.

  • Mais informações em: https://www.festivalmimoso.com.br/soundpainting-1

Performance Audiovisual, Natureza Urbana Natureza n.3: Mimoso, no I Festival Mimoso de Cinema

mimoso

Performance Audiovisual Natureza Urbana Natureza III: Mimoso – com OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório), entrada franca, dia 2.05.2018, às 18h30, na quadra do CEU, na cidade de Luis Eduardo Magalhães-BA, na programação do I Festival Mimoso de Cinema.

Mais info em: https://www.festivalmimoso.com.br/cinema-expandido


Instalação e performance Sonora: REDEs, no CAHL/UFRBcartaz-rede

Performance Sonora – REDE com o coral experimental do SONatório, entrada franca, dia 15.12.2017, às 18h, na sala 3, do CAHL/UFRB, Rua Maestro Irineu Sacramento, n°1,  em Cachoeira/Bahia.


Oficina de construção de Captadores Piezo

cartaz-oficinapiezo-IIIciclo

Oficina de Construção de Captadores Piezo, ministrado por Marina Mapurunga (professora de som do CAHL/UFRB).

Os captadores de contato feitos com piezo servem para amplificar sons de qualquer objeto, instrumento acústico, etc. Ele serve como uma espécie de microfone de contato, em que você pode captar e amplificar sons.

  • Data e horário: 14/dezembro/2017, às 19h
  • Local: sala 3, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Inscrições até 11/dezembro/2017: enviar email para sonatorio@gmail.com com nome completo e carta de intenções em participar desta oficina. A confirmação da inscrição se dará por e-mail. 

Oficina de SOUNDPAINTING

cartaz-oficinasoundpainting

Soundpainting (Nível 1 – som básico), ministrado por Marina Mapurunga (professora de som do CAHL/UFRB).

O soundpainting é uma linguagem de gestos voltado à improvisação. Nesta oficina, nosso foco será os gestos básicos para improvisação sonora. Quem quiser levar seu instrumento musical pode levar. Quem não tocar nada, também pode ir, com seu corpo e sua voz!  Traga sua garrafinha de água e venha com roupas leves!

  • Data e horário: 29/novembro/2017, de 17h30 às 21h30
  • Local: sala 3, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA

Inscrições até 29/novembro/2017: enviar email para sonatorio@gmail.com com nome completo e carta de intenções em participar desta oficina. A confirmação da inscrição se dará por email.


Orquestra de Laptops + InterligadXs apresentam Experimentando Sons, na Praça das Artes da UFBA

nun2

 


Oficina de Música Eletrônica Experimental com Bartira Sena

cartaz-oficinaBARTIRA_4

  • SELECIONADOS!!! Alana Ferreira de Sousa, Alice Anchieta Furbino, Ana Lua Andrade Correia, Bárbara Carvalho Marinho, Carla Caroline Mota Neri, Daniele dos Santos Costa, Evando César Gomes Pereira, Felipe da Silva Borges, Fernanda Abreu Lopes Paim, Fernanda Souza Matos, Girlan Ameida Souza Tavares, Igor Vattimo Belmonte de Barros, Isabela Crispim Brito Furtado, Leandro Alex dos Santos, Lorena da Silva Dantas, Lucas Bonillo Tarifa, Marcus Bernardes de Oliveira Silveira, Marina Pontes, Raiza Bastos Rosados, Sibele Sudré Pereira, Sílvio Cesar O. Benevides, Vinícius Sabino Martins.
  • Vagas limitadas! Divulgação dos selecionados neste site: 25/05/2017
  • Inscrições até 24/08/2017: enviar email para sonatorio@gmail.com com nome completo e carta de intenções em participar desta oficina ou preencher o formulário abaixo e enviar.
  • Data e horário: 26 de agosto de 2017 (sábado), de 9h às 13h.
  • Local: Auditório, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Quem é Bartira Sena?
    É uma artista que trabalha na intersecção de som, instalação, arte pública e performance. Seu trabalho tem foco predominante no uso de objetos encontrados, tecnologias analógicas, faça- você- mesmo, lo- tech, transformação e manipulação de equipamentos para explorar som/ música e comentar sobre a materialidade da tecnologia, culturas populares e mainstream, sustentabilidade, cultura pop e senso comum.
    Ela vive e trabalha no Brasil, Itália e Reino Unido e já teve trabalhos apresentados no Brasil, Reino Unido, México, Alemanha, Portugal e Itália.
    Links de seus trabalhos:
    music
  • O que é a oficina? ::::
    Uma oportunidade prática para todos os interessados em expandirem suas experiências com a prática do som e de criação musical. Apresentando diferentes abordagens para explorar som e música, a oficina encoraja participantes a investigar e descobrir novas qualidades no espaço e em diferentes tipos de equipamento inspirado em estratégias de improvisação da noise music. Esta oficina ajuda a desenvolver o escutar reflexivo como possibilidade de improvisação e criação musical.
  • Oficina: Música Eletrônica Experimental com Bartira Sena.


Performance Audiovisual: memória err0

memoriaerroPerformance Audiovisual com a OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório), Memória Err0, entrada franca, dia 25.08.2017, às 18h, no auditório do CAHL/UFRB, Cachoeira-BA.

Memória Err0 é uma Performance Audiovisual realizada pela OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório), parte do processo criativo iniciado pela estudante Daniele Costa como trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais.

ficha técnica:
direção e concepção: Daniele Costa

OLapSo em Memória Err0 é:
Alana Ferreira (som)
Carla Caroline (som)
Daniele Costa (som/imagem)
Felipe Borges (som)
Fernanda Matos (imagem)
Girlan Tavares (voz)
Leandro Alex (voz)
Lucas Bonillo (imagem)
Marina Mapurunga (som)
Silvio Benevides (som)
Sibele Sudré (imagem)
Vinícius Sabino (voz)


Performance Audiovisual, Natureza Urbana Natureza n.1: Cachoeira, no CAHL/UFRB

sonatorio-naturezaurbana

Performance Audiovisual de aniversário da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório) Natureza Urbana Natureza, entrada franca, dia 26.07.2017, às 17h45, no auditório do CAHL/UFRB, Cachoeira-BA.


Oficina corpo, som e criatividade com Leandro Alex e Marina Mapurungaza n.3: Mimoso, no I Festival Mimoso de Cinema

cartaz-oficinacorpo (1)

  • Oficina Corpo, Som e Criatividade com o Leandro Alex e Marina Mapurunga.
  • O que é a oficina? ::::
    A partir de experimentações práticas observaremos o corpo em suas possibilidades criativas. A descoberta do corpo enquanto agente sensível de expressão.
    Na oficina, pretende-se: relacionar os corpos ao espaço e ao ambiente sonoro;  observar o corpo individual atentando para suas funções básicas de funcionamento (cardíaca e respiratória); promover ambiente de interação a partir do toque corporal; promover uma consciência do outro a partir das palavras; desenvolver a improvisação corporal a partir de sons; perceber o corpo por meio dos sons; desenvolver práticas sonoras aliadas ao corpo e a voz.
  • Local: Sala 14, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Data e horário: 31 de maio de 2017, às 17h.
  • Inscrições: enviar nome completo e carta de intenções em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 29/05/2017.
  • Vagas limitadas! Divulgação dos selecionados neste site: 30/05/2017

Instalação Sonora: Onde está o som? 

0001


 

17358881_1721124558179569_5024970381156453625_o


cartaz-oficinalaptoporc

  • Oficina de Prática Musical em Orquestra de Laptops com o professor Victor Valentim (CECULT/UFRB e antigo membro da BSBLork – Orquestra de Laptops de Brasília)
  • O que é a oficina? ::::
    A oficina de prática musical em orquestra de laptops traz um panorama acerca da produção musical específica para performance coletiva e consiste em observar a história e as características dos conceitos do computador como instrumento musical e de composição para a formação de conjunto ˝orquestra de laptops˝.
    A oficina também discute o papel do músico e do regente computacional, e fala sobre as ferramentas para compor e executar obras tendo o computador como principal instrumento.
    Na parte prática, serão abordadas técnicas de síntese sonora básicas usando linguagens de programação multimídia com o PureData(PD) e uma breve análise do HTMI (Holofractal Transducer of Music and Image System), software desenvolvido pela BSBLorK – Orquestra de Laptops de Brasília.
  • Local: Lab Mac 1, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Data e horário: 17 de março de 2017, às 13h.
  • Inscrições: enviar nome completo, CPF e carta de intenções em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 16/03/2017.
  • Vagas limitadas! Divulgação dos selecionados neste site: 16/03/2017

 

cartaz-oficinaPD

  • Oficina de Música Generativa e Composição Assistida por Computador (Introdução prática com PureData) com o professor Guilherme Soares (CECULT/UFRB)
  • O que é a oficina? :::: Faremos uma introdução a ferramentas computacionais para manipulação e síntese de timbres até chegarmos no limite da amostra sonora como fonte de matéria composicional e a possibilidade de uma música que deriva de permutações de poucas restrições iniciais. Exploraremos fenômenos psicoacústicos dos pressupostos culturais que definem elementos como “notas”, “acordes”, “escalas” e pensaremos para além destes limites.
    Trabalharemos com permutações de intervalos e séries de notas, pensando relações de simetria, consonância vs dissonância e uso granular vs referencial de amostras sonoras.
    A oficina inclui uma noção introdutória a sintaxe da linguagem de programação PureData, explorando também bibliotecas e objetos disponibilizados por seus desenvolvedores e colaboradores.
  • Local: Lab Mac 1, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Data e horário: 17 de fevereiro de 2017, às 13h.
  • Inscrições: enviar nome completo, CPF e carta de intenções em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 15/02/2017.
  • Vagas limitadas! Divulgação dos selecionados neste site: 16/02/2017
  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
  • Inscritos selecionados:
    – Alana Ferreira Sousa
    – Anderson Ferreira dos Anjos
    – Andressa Silva Costa
    – Carla Caroline Mota Neri
    – Daniele dos Santos Costa
    – Igor Santos de Jesus
    – Izabella Baldoíno Almeida
    – João Gabriel Paz
    – Joel Carlos Carmo de Jesus
    – Juvenal Júnior
    – Lorena da Silva Dantas
    – Lucas Bonillo Tarifa
    Marina Pontes
    Marina Reis Martins
    Paloma Cristina
    – Sérgio Mota Oliveira
    – Sibele Sudre Pereira

cartaz-oficinamicbinaural

  • Oficina de construção de microfones binaurais com o sound designer e professor Vicente Reis do CECULT/UFRB.
  • Local: Lab Mac 1, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA. Às 19h.
  • Inscrições: enviar nome completo, CPF e carta de intenções explicando o seu interesse em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 14/02/2017.
  • Valor do kit para construção do microfone binaural: R$26,00
  • Vagas limitadas!
  • Se puder, leve ferro de solda e extensão! =)
  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
  • Inscritos selecionados:
    Carla Caroline
    – Daniele Costa
    Flora Gomide Braga
    – Jean Magno Rodrigues do Ouro
    – João Gabriel Paz
    – Lorena da Silva Dantas
    Marina Pontes
    Marina Reis Martins
    Paloma Cristina

Oficina de construção de captadores piezo

  • Oficina de construção de captadores piezo com a professora Marina Mapurunga do CAHL/UFRB.
  • Local: Sala 16, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA. Às 17h.
  • Inscrições: enviar nome completo, CPF e carta de intenções em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 07/02/2017.
  • Custo do kit para construção do captador: R$5,00
  • Vagas limitadas!
  • Se puder, leve ferro de solda! =)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Inscritos selecionados:

– João Gabriel Paz Diz Costa
– Jean Magno Rodrigues do Ouro
– Sibele Sudre Pereira
Marina Pontes
Carla Caroline
Juvenal Junior
Paloma Cristina
– Daniele Costa
Leandro Alex
Lucas Bonillo
– Marina Reis
– Igor Santos
Alana Ferreira Sousa
Ray Marloon
Felipe Da Silva Borges
– Lorena da Silva Dantas

28/09/2016 – 18h – ORGASMO MÚLTIPLO (OLapSo)

  • Performance da Orquestra de Laptops do SONatório UFRB, na Apresentação dos grupos de extensão do curso de Cinema do CAHL.
  • Local: no Jardim de Inverno do CAHL. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA. Às 18h.

29/07/2016 – 18h – PASSAGENS (Live Cinema + Soundpainting)

  • Performance de Live Cinema + Soundpaiting.
  • Direção e Soundpainter: Wendell Coelho. Orientação: Marina Mapurunga. Com participação da OLapSo (Orquestra de Laptops do Sonatório – UFRB): Carla Caroline,  Daniele Costa, Marina Mapurunga, Marina Pontes, Paloma Cristina, Ray Marloon e Wendell Coelho. Projeção por: Mateus Ribeiro. Imagens por: Lucas Bonillo.  Realização: SONatório – Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora. // Local: Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA.

02/06/2016 – 18h – Performance A VOZ DO BRASIL

  • Apresentação da OLapSo (Orquestra de Laptops do Sonatório – UFRB) na calçada do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA.

Janeiro a Fevereiro de 2016 – I COS – CICLO DE OFICINAS SONATÓRIO

Ciclo de oficinas de som voltadas para a comunidade interna e externa à UFRB.

  • Oficina Construção de Objetos Sonantes ::: 20/01/16 ::: Ministrada por Hugo Bichara e Juvenal Jr ::: O objetivo desta oficina é a criação de objetos sonantes/ instrumentos sonoros a partir de materiais recicláveis.
  • Oficina Malabares Sonoros ::: 27/01/16:: Ministrada por Daniele Costa ::: O intuito da oficina é experimentar uma relação do corpo, objeto e som. Introduzindo o Siteswaps sequenciais – maneira de traduzir os truques de malabarismo em número, cada número diz o tempo que cada objeto demora a ser lançada novamente, de fora teórica e prática, dando exemplos de tempo na música e percepção do som do objeto manipulado.
  • Oficina de Trilha Sonora ao Vivo ::: 28/01/16 ::: Ministrado por Marina Mapurunga ::: Nesta oficina será trabalhada a criação sonora para filmes de curta-metragem em tempo real, ao vivo.
  • Oficina Percussão Corporal ::: 11/02/16 ::: de 15h às 18h ::: Sala 10 ::: Ministrado por Paloma Cristina ::: Toque é som, toque no corpo, som se cria. Descubra o instrumento do corpo e crie música.
  • Oficina de Soundpainting ::: 17/02/16 ::: de 14h às 18h ::: Sala 14 ::: Ministrado por Wendell Coelho e Liz Oliveira ::: A oficina tem como objetivo apresentar o Soundpainting tanto de maneira téorica como prática, trazendo sua história, explanando sua sintaxe e seus gestos. A proposta parte não apenas na apresentação dessa linguagem, mas também na inserção do conhecimento de maneira prática, propondo aos participantes a criação de uma composição harmônica (ou não) através da improvisação, onde eles terão a oportunidade de fazer parte dessa composição (como performers) e regê-la/compô-la (como soundpainter) em momentos distintos.
  • Oficina de Percepção Sonora – Ouvindo Cachoeira ::: 18/02/16 ::: de 15h às 18h ::: Sala 10 ::: Ministrada por Rwolf Kindle ::: Esta oficina visa promover uma imersão na sonoridade cachoeirana; perceber, refletir, diferenciar e discutir sua paisagem sonora.
  • Oficina Pinturas Sonoras ::: 19/02/16 ::: de 15h às 17h ::: sala a definir ::: Ministrada por Leandro Alex :::A materialização e visualização do som a partir de pinturas. A criação de pinturas/imagens  sonoras a partir de sentidos provocados e concebidos por músicas e/ou ruídos sonoros.Local:  Centro de Artes, Humanidades e Letras -CAHL, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, Rua Maestro Irineu Sacramento, 1, Cachoeira-Bahia – Brasil.

29 de Outubro de 2015 – Retrilhagem ao Vivo da animação “Fluxos” (de Diego Akel) e performance de Soundpaiting

SONatório faz retrilhagem ao Vivo da animação “Fluxos” (de Diego Akel) e performance de Soundpaiting no Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema, no Cine Theatro Cachoeirano às 21h.

2 de Setembro de 2015 – Performance de Soundpaiting no CachoeiraDoc

SONatório faz performance de Soundpaiting no evento Quartas Experimentais, como parte do Festival de Documentário VI CachoeiraDoc, na Cabana do Doidão Bahia às 23h59.

Julho e Agosto de 2015 – Ateliês Sonoros 

Os ateliês sonoros visam realizar a experimentação de construção de objetos sonantes, performance em Soundpaiting e o desenvolvimento da percepção sonora. Local: CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras-UFRB, Rua Maestro Irineu Sacramento, 1, Cachoeira-Bahia – Brasil.