Para a terceira edição da série Desafios Sonoros, nós do SONatório trazemos ao ouvinte o álbum Pandemix, que faz parte de um processo de criação sonora coletiva durante a pandemia da COVID-19 com os e as integrantes do Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora UFRB – SONatório.
Iniciamos nosso desafio sonoro com um sorteio. Daniele, a primeira sorteada, criou sua trilha de 5 minutos no Sonic Pi e enviou para Felipe, o segundo sorteado. Baseado na trilha de Daniele, Felipe criou sua trilha de 5 minutos a qual foi enviada para Garbriel. Desta vez, Gabriel não ouviu a trilha de Daniele, somente a de Felipe. Assim, seguimos sucessivamente. A próxima criadora só ouviria apenas a trilha anterior a sua e não todas que a antecederam. Estas trilhas individuais fazem parte do Volume 1 do álbum Pandemix.
Para a segunda parte do desafio, o Volume 2, cada integrante realizou uma mixagem de todas as trilhas do Volume 1, não podendo realizar edições e deslocamentos das trilhas na linha do tempo (timeline) da estação de trabalho de áudio digital (DAW).
Na terceira parte do desafio, realizamos mais um sorteio, em que criaríamos poemas ou contos a partir da mixagem de outra participante. Assim, os poemas/contos podem ser vistos no Volume 2, junto às mixagens.
Na quarta etapa, cada integrante deveria criar uma arte para a capa da sua trilha, que se encontra no Volume 1, junto aos comentários sobre o processo de criação de sua trilha.
Seguindo com mais sorteios, na quinta e última etapa, cada integrante criou uma arte para a capa da mixagem de outra colega. Estas fazem parte do Volume 1.
Este exercício de criação sonora coletiva foi realizado por meio de conversas em vídeo chamadas que nos levou a várias reflexões sobre nossa escuta e o cuidado de si e do outro durante a pandemia.
créditos
Trilhas, mixagens e arte das capas das trilhas: Daniele Costa, Felipe Borges, Gabriel Ferraz, Carla Caroline, Girlan Tavares, Joanne Labixa, tepha, Marina Mapurunga e Lígia Franco.
Arte da capa do álbum Pandemix – Volume 1 e Volume 2: Gabriel Ferraz, João Paulo Guimarães (Joanne Labixa) e Stephanie Sobral (tepha).
Coordenação do SONatório: Marina Mapurunga.