Pandemix

Pandemix Vol.1
Pandemix Vol.2

Para a terceira edição da série Desafios Sonoros, nós do SONatório trazemos ao ouvinte o álbum Pandemix, que faz parte de um processo de criação sonora coletiva durante a pandemia da COVID-19 com os e as integrantes do Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora UFRB – SONatório.

Iniciamos nosso desafio sonoro com um sorteio. A primeira pessoa do sorteio criaria sua trilha com temática e ferramentas livres. Esta primeira integrante enviaria sua trilha para a segunda participante que deveria criar sua trilha baseada na primeira. E assim a terceira pessoa sorteada ouviria a trilha da segunda, mas não mais da primeira. Seguindo essa ordem sucessivamente até a última participante. Estas trilhas individuais fazem parte do Volume 1 do álbum Pandemix.

Para a segunda parte do desafio, o Volume 2, cada integrante deveria realizar uma mixagem de todas as trilhas do Volume 1, não podendo realizar edições e deslocamentos das trilhas na linha do tempo (timeline) da estação de trabalho de áudio digital (DAW).

Na terceira parte do desafio, realizamos mais um sorteio, em que criaríamos poemas ou contos a partir da mixagem de outra participante. Assim, os poemas/contos podem ser vistos no Volume 2, junto às mixagens.

Na quarta etapa, cada integrante deveria criar uma arte para a capa da sua trilha, que se encontra no Volume 1, junto aos comentários sobre o processo de criação de sua trilha.

Seguindo com mais sorteios, na quinta e última etapa, cada integrante deveria criar uma arte para a capa da mixagem de outro colega. Estas fazem parte do Volume 1.

Este exercício de criação sonora coletiva foi realizado por meio de conversas em vídeo chamadas que nos levou a várias reflexões sobre nossa escuta e o cuidado de si e do outro durante a pandemia.

créditos

lançado em 13 de Agosto de 2020

Trilhas, mixagens e arte das capas das trilhas: Daniele Costa, Felipe Borges, Gabriel Ferraz, Carla Caroline, Girlan Tavares, Joanne Labixa, tepha, Marina Mapurunga e Lígia Franco.

Arte da capa do álbum Pandemix – Volume 1 e Volume 2: Gabriel Ferraz, João Paulo Guimarães (Joanne Labixa) e Stephanie Sobral (tepha).

Coordenação do SONatório: Marina Mapurunga.