Eventos

Oficina: Cartografia Audiovisual

É um laboratório de som e audiovisual com Pedro Díaz, baterista e percussionista do Rio de Janeiro/São Paulo, interessado em abordar questões em torno de culturas minoritárias com imagens de arquivo e instalações e performances audiovisuais. É pesquisador em Ciências da Informação e trabalha em projetos sociais de arte, documentação e comunicação na América Latina. Site: http://pedrovdiazz.wixsite.com/indionoise/cursos-e-oficinas

carto

Programa da oficina:

1) Do Micro ao Macro:

Experimentações audiovisuais e as cosmopolíticas dos espaços Experimentação com o desenvolvimento de material de som com materiais recicláveis, bem como instrumentos disponíveis pelo proponente, proposto para pensar a percepção e criação dos ritmos de nossa vida que formulam nosso tempo e nossas afecções sensoriais. Utilização de objetos amplificados com microfones de contato e pedais de efeito para buscar as frequências dos materiais como ferro, cobre, madeira, jogando em vários formatos, onde o ideal é procurar diferentes timbres, ritmos e sensibilidades, experimentando a diversidade de materiais e durações no meio ambiente. Objetos cotidianos, como óculos, pratos, latas, chocalhos, cachimbos, espátulas de pedreiras com arco de violino, etc. bem como paisagens sonoras são a base para um primeiro contato com a criação de arquivos poéticos.

Deriva visual e percepções contra-hegemónicas:

Experimentação e documentação visual para o registro e expressão poética. No segundo momento, passamos do som para o visual procurando outros olhares (im)possíveis para a percepção e expressão das diferentes formas de vida, buscando contrastar com a complexidade rápida, mídiática e informacional que vivemos dia-a-dia. Vamos gravar pequenos vídeos fazendo pontes, rizomas e cartografias com os sons registrados a partir do último encontro. Em seguida, apresentaremos vídeos, teorias e projetos de leituras de imagens como Aby Warburg, Henri Langlois, Glauber Rocha, Eduardo Coutinho, Godard e conceitos emergentes como “desinformação, Fake News e pós-verdade” junto as  “competências críticas de informação e mídia” de notícias, imagens, etc, em expressões “neo-documentais” que misturem o documentário com a ficção.

2) Processo transindividual – Síntese e Remixes:

Encontro final com o grupo participante onde podemos editar os materiais desenvolvidos nas últimas reuniões pensando em uma expressão estética crítica final. Finalização e exposição de mapas e cartografías, bem como experiências audiovisuais e apresentações ao vivo de performances multimídias. Conversas e críticas sobre os problemas e expressões desenvolvidos na oficina.

Vagas limitadas!

Para se inscrever, preencha o formulário de inscrição clicando aqui até o dia 10 de agosto. A confirmação da inscrição se dará por email até o dia 12 de agosto.

Data: 15 e 16/08/2018 (quarta e quinta-feira)
Horário: dia 15 (13h-), dia 16 (17h).
Local: Laboratório Mac 2 do CAHL/UFRB, Cachoeira-BA


Performance Audiovisual AMOR E RESISTÊNCIA

AMORRESISTENCIA-horariocorreto

SONatório e OLapSo (Orquestra de Laptops Sonatório) convida a todes para assistir a série de performances audiovisuais Amor e Resistência, com as performances:

-Desaguar (por Carla Caroline, Felipe Da Silva Borges e Mari Pontes),
#afetos_ao_vento (por Marina Mapurunga),
– Ode (por João Paulo Guimarães e Otávio Gomes),
– O Ciclo de um Corpo (por Lígia Franco, Fernanda S. Matos e Adler H. Braga Alves),
– Resiliência (por Gabriel Ferraz e Állan Maia ),
– The love corporation (por Girlan Almeida Souza Tavares, Lucas Bonillo, Vinicius Sabino e Taís Moreira).

Data: 12/07/2018 (quinta-feira)
Horário: 17h30
Local: Auditório do CAHL/UFRB, Cachoeira-BA


Instalação-Performance Sonora – REDES no Festival Mimoso de Cinema

cartaz-rede2

mais informações em: https://www.festivalmimoso.com.br/cinema-expandido

III COS – III Ciclo de Oficinas SONatório!

Oficina de Soundpainting (Nível 1 – som básico), ministrado por Marina Mapurunga (professora de som do CAHL/UFRB), no Festival Mimoso de Cinema

oficinamimoso-soundpainting

  • Data e horário: 3 e 4/maio/2018, de 13h às 17h
  • Local: Centro Cultural da cidade de Luís Eduardo Magalhães, Bahia- Brasil.
  • Inscrições até o primeiro dia da oficina.
  • Faixa etária: A partir de 12 anos.
  • Carga horária: 8h.
  • Número de vagas: 35 vagas.
  • Conteúdo Programático: Histórico do soundpainting; Sinais do soundpainting (Quem?, O quê?, Como? Quando?); Aquecimento corporal e vocal; Experimentos e criação sonora.
  • Objetivo Geral: O Soundpainting é uma linguagem de gestos universal e multidisciplinar voltada à composição ao vivo. Esta foi criada pelo músico norte-americano Walter Thompson na cidade de Woodstock em 1974. Nesta oficina, nosso foco será os gestos básicos para composição sonora. O objetivo desta oficina além de apresentar aos participantes esta linguagem e alguns de seus gestos, será também a criação de composições sonoras, com o uso da voz, do som corporal e de instrumentos/objetos sonoros. Como resultado da oficina todos os envolvidos, tanto instrutores como alunos, farão parte da apresentação de encerramento do festival.

    Obs.: Os participantes da oficina não precisam ter conhecimento de teoria musical. Quem quiser, pode levar instrumento musical e/ou objetos sonoros para a oficina, mas não é obrigatório.

  • Pré-requisitos: Não há pré-requisitos necessários.

    *Serão emitidos certificados para os participantes.

  • Mais informações em: https://www.festivalmimoso.com.br/soundpainting-1

cartaz-rede

Performance Sonora – REDE com o coral experimental do SONatório, entrada franca, dia 15.12.2017, às 18h, na sala 3, do CAHL/UFRB, Rua Maestro Irineu Sacramento, n°1,  em Cachoeira/Bahia.


cartaz-oficinapiezo-IIIciclo

Oficina de Construção de Captadores Piezo, ministrado por Marina Mapurunga (professora de som do CAHL/UFRB).

Os captadores de contato feitos com piezo servem para amplificar sons de qualquer objeto, instrumento acústico, etc. Ele serve como uma espécie de microfone de contato, em que você pode captar e amplificar sons.

  • Data e horário: 14/dezembro/2017, às 19h
  • Local: sala 3, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Inscrições até 11/dezembro/2017: enviar email para sonatorio@gmail.com com nome completo e carta de intenções em participar desta oficina. A confirmação da inscrição se dará por e-mail. 

cartaz-oficinasoundpainting

Soundpainting (Nível 1 – som básico), ministrado por Marina Mapurunga (professora de som do CAHL/UFRB).

O soundpainting é uma linguagem de gestos voltado à improvisação. Nesta oficina, nosso foco será os gestos básicos para improvisação sonora. Quem quiser levar seu instrumento musical pode levar. Quem não tocar nada, também pode ir, com seu corpo e sua voz!  Traga sua garrafinha de água e venha com roupas leves!

  • Data e horário: 29/novembro/2017, de 17h30 às 21h30
  • Local: sala 3, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Inscrições até 29/novembro/2017: enviar email para sonatorio@gmail.com com nome completo e carta de intenções em participar desta oficina. A confirmação da inscrição se dará por email. 

  • memoriaerro

nun2

Performance Audiovisual Experimentando Sonos: Natureza Urbana Natureza II – com OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório) + Interligadxs, entrada franca, dia 1.09.2017, às 15h, na praça das Artes do Campus Ondina – UFBA.


cartaz-oficinaBARTIRA_4

  • Oficina: Música Eletrônica Experimental com Bartira Sena.
  • O que é a oficina? ::::
    Uma oportunidade prática para todos os interessados em expandirem suas experiências com a prática do som e de criação musical. Apresentando diferentes abordagens para explorar som e música, a oficina encoraja participantes a investigar e descobrir novas qualidades no espaço e em diferentes tipos de equipamento inspirado em estratégias de improvisação da noise music. Esta oficina ajuda a desenvolver o escutar reflexivo como possibilidade de improvisação e criação musical.
  • Quem é Bartira Sena?
    É uma artista que trabalha na intersecção de som, instalação, arte pública e performance. Seu trabalho tem foco predominante no uso de objetos encontrados, tecnologias analógicas, faça- você- mesmo, lo- tech, transformação e manipulação de equipamentos para explorar som/ música e comentar sobre a materialidade da tecnologia, culturas populares e mainstream, sustentabilidade, cultura pop e senso comum.
    Ela vive e trabalha no Brasil, Itália e Reino Unido e já teve trabalhos apresentados no Brasil, Reino Unido, México, Alemanha, Portugal e Itália.
    Links de seus trabalhos:
    music
  • Local: Auditório, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Data e horário: 26 de agosto de 2017 (sábado), de 9h às 13h.
  • Inscrições até 24/08/2017: enviar email para sonatorio@gmail.com com nome completo e carta de intenções em participar desta oficina ou preencher o formulário abaixo e enviar.
  • Vagas limitadas! Divulgação dos selecionados neste site: 25/05/2017
  • SELECIONADOS!!! Alana Ferreira de Sousa, Alice Anchieta Furbino, Ana Lua Andrade Correia, Bárbara Carvalho Marinho, Carla Caroline Mota Neri, Daniele dos Santos Costa, Evando César Gomes Pereira, Felipe da Silva Borges, Fernanda Abreu Lopes Paim, Fernanda Souza Matos, Girlan Ameida Souza Tavares, Igor Vattimo Belmonte de Barros, Isabela Crispim Brito Furtado, Leandro Alex dos Santos, Lorena da Silva Dantas, Lucas Bonillo Tarifa, Marcus Bernardes de Oliveira Silveira, Marina Pontes, Raiza Bastos Rosados, Sibele Sudré Pereira, Sílvio Cesar O. Benevides, Vinícius Sabino Martins

  • memoriaerroPerformance Audiovisual com a OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório), Memória Err0, entrada franca, dia 25.08.2017, às 18h, no auditório do CAHL/UFRB, Cachoeira-BA.

Memória Err0 é uma Performance Audiovisual realizada pela OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório), parte do processo criativo iniciado pela estudante Daniele Costa como trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais.

ficha técnica:
direção e concepção: Daniele Costa

OLapSo em Memória Err0 é:
Alana Ferreira (som)
Carla Caroline (som)
Daniele Costa (som/imagem)
Felipe Borges (som)
Fernanda Matos (imagem)
Girlan Tavares (voz)
Leandro Alex (voz)
Lucas Bonillo (imagem)
Marina Mapurunga (som)
Silvio Benevides (som)
Sibele Sudré (imagem)
Vinícius Sabino (voz)


sonatorio-naturezaurbana

Performance Audiovisual de aniversário da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório) Natureza Urbana Natureza, entrada franca, dia 26.07.2017, às 17h45, no auditório do CAHL/UFRB, Cachoeira-BA.


cartaz-oficinacorpo (1)

  • Oficina Corpo, Som e Criatividade com o Leandro Alex e Marina Mapurunga.
  • O que é a oficina? ::::
    A partir de experimentações práticas observaremos o corpo em suas possibilidades criativas. A descoberta do corpo enquanto agente sensível de expressão.
    Na oficina, pretende-se: relacionar os corpos ao espaço e ao ambiente sonoro;  observar o corpo individual atentando para suas funções básicas de funcionamento (cardíaca e respiratória); promover ambiente de interação a partir do toque corporal; promover uma consciência do outro a partir das palavras; desenvolver a improvisação corporal a partir de sons; perceber o corpo por meio dos sons; desenvolver práticas sonoras aliadas ao corpo e a voz.
  • Local: Sala 14, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Data e horário: 31 de maio de 2017, às 17h.
  • Inscrições: enviar nome completo e carta de intenções em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 29/05/2017.
  • Vagas limitadas! Divulgação dos selecionados neste site: 30/05/2017

0001


 

17358881_1721124558179569_5024970381156453625_o


cartaz-oficinalaptoporc

  • Oficina de Prática Musical em Orquestra de Laptops com o professor Victor Valentim (CECULT/UFRB e antigo membro da BSBLork – Orquestra de Laptops de Brasília)
  • O que é a oficina? ::::
    A oficina de prática musical em orquestra de laptops traz um panorama acerca da produção musical específica para performance coletiva e consiste em observar a história e as características dos conceitos do computador como instrumento musical e de composição para a formação de conjunto ˝orquestra de laptops˝.
    A oficina também discute o papel do músico e do regente computacional, e fala sobre as ferramentas para compor e executar obras tendo o computador como principal instrumento.
    Na parte prática, serão abordadas técnicas de síntese sonora básicas usando linguagens de programação multimídia com o PureData(PD) e uma breve análise do HTMI (Holofractal Transducer of Music and Image System), software desenvolvido pela BSBLorK – Orquestra de Laptops de Brasília.
  • Local: Lab Mac 1, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Data e horário: 17 de março de 2017, às 13h.
  • Inscrições: enviar nome completo, CPF e carta de intenções em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 16/03/2017.
  • Vagas limitadas! Divulgação dos selecionados neste site: 16/03/2017

 

cartaz-oficinaPD

  • Oficina de Música Generativa e Composição Assistida por Computador (Introdução prática com PureData) com o professor Guilherme Soares (CECULT/UFRB)
  • O que é a oficina? :::: Faremos uma introdução a ferramentas computacionais para manipulação e síntese de timbres até chegarmos no limite da amostra sonora como fonte de matéria composicional e a possibilidade de uma música que deriva de permutações de poucas restrições iniciais. Exploraremos fenômenos psicoacústicos dos pressupostos culturais que definem elementos como “notas”, “acordes”, “escalas” e pensaremos para além destes limites.
    Trabalharemos com permutações de intervalos e séries de notas, pensando relações de simetria, consonância vs dissonância e uso granular vs referencial de amostras sonoras.
    A oficina inclui uma noção introdutória a sintaxe da linguagem de programação PureData, explorando também bibliotecas e objetos disponibilizados por seus desenvolvedores e colaboradores.
  • Local: Lab Mac 1, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA
  • Data e horário: 17 de fevereiro de 2017, às 13h.
  • Inscrições: enviar nome completo, CPF e carta de intenções em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 15/02/2017.
  • Vagas limitadas! Divulgação dos selecionados neste site: 16/02/2017
  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
  • Inscritos selecionados:
    – Alana Ferreira Sousa
    – Anderson Ferreira dos Anjos
    – Andressa Silva Costa
    – Carla Caroline Mota Neri
    – Daniele dos Santos Costa
    – Igor Santos de Jesus
    – Izabella Baldoíno Almeida
    – João Gabriel Paz
    – Joel Carlos Carmo de Jesus
    – Juvenal Júnior
    – Lorena da Silva Dantas
    – Lucas Bonillo Tarifa
    Marina Pontes
    Marina Reis Martins
    Paloma Cristina
    – Sérgio Mota Oliveira
    – Sibele Sudre Pereira

cartaz-oficinamicbinaural

  • Oficina de construção de microfones binaurais com o sound designer e professor Vicente Reis do CECULT/UFRB.
  • Local: Lab Mac 1, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA. Às 19h.
  • Inscrições: enviar nome completo, CPF e carta de intenções explicando o seu interesse em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 14/02/2017.
  • Valor do kit para construção do microfone binaural: R$26,00
  • Vagas limitadas!
  • Se puder, leve ferro de solda e extensão! =)
  • INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
  • Inscritos selecionados:
    Carla Caroline
    – Daniele Costa
    Flora Gomide Braga
    – Jean Magno Rodrigues do Ouro
    – João Gabriel Paz
    – Lorena da Silva Dantas
    Marina Pontes
    Marina Reis Martins
    Paloma Cristina

Oficina de construção de captadores piezo

  • Oficina de construção de captadores piezo com a professora Marina Mapurunga do CAHL/UFRB.
  • Local: Sala 16, do CAHL/UFRB. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA. Às 17h.
  • Inscrições: enviar nome completo, CPF e carta de intenções em participar da oficina para o email: sonatorio@gmail.com até o dia 07/02/2017.
  • Custo do kit para construção do captador: R$5,00
  • Vagas limitadas!
  • Se puder, leve ferro de solda! =)

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Inscritos selecionados:

– João Gabriel Paz Diz Costa
– Jean Magno Rodrigues do Ouro
– Sibele Sudre Pereira
Marina Pontes
Carla Caroline
Juvenal Junior
Paloma Cristina
– Daniele Costa
Leandro Alex
Lucas Bonillo
– Marina Reis
– Igor Santos
Alana Ferreira Sousa
Ray Marloon
Felipe Da Silva Borges
– Lorena da Silva Dantas

28/09/2016 – 18h – ORGASMO MÚLTIPLO (OLapSo)

  • Performance da Orquestra de Laptops do SONatório UFRB, na Apresentação dos grupos de extensão do curso de Cinema do CAHL.
  • Local: no Jardim de Inverno do CAHL. Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA. Às 18h.

29/07/2016 – 18h – PASSAGENS (Live Cinema + Soundpainting)

  • Performance de Live Cinema + Soundpaiting.
  • Direção e Soundpainter: Wendell Coelho. Orientação: Marina Mapurunga. Com participação da OLapSo (Orquestra de Laptops do Sonatório – UFRB): Carla Caroline,  Daniele Costa, Marina Mapurunga, Marina Pontes, Paloma Cristina, Ray Marloon e Wendell Coelho. Projeção por: Mateus Ribeiro. Imagens por: Lucas Bonillo.  Realização: SONatório – Laboratório de Pesquisa, Prática e Experimentação Sonora. // Local: Auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA.

02/06/2016 – 18h – Performance A VOZ DO BRASIL

  • Apresentação da OLapSo (Orquestra de Laptops do Sonatório – UFRB) na calçada do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL/UFRB) Rua Maestro Irineu Sacramento, 1  em Cachoeira-BA.

Janeiro a Fevereiro de 2016 – I COS – CICLO DE OFICINAS SONATÓRIO

Ciclo de oficinas de som voltadas para a comunidade interna e externa à UFRB.

  • Oficina Construção de Objetos Sonantes ::: 20/01/16 ::: Ministrada por Hugo Bichara e Juvenal Jr ::: O objetivo desta oficina é a criação de objetos sonantes/ instrumentos sonoros a partir de materiais recicláveis.
  • Oficina Malabares Sonoros ::: 27/01/16:: Ministrada por Daniele Costa ::: O intuito da oficina é experimentar uma relação do corpo, objeto e som. Introduzindo o Siteswaps sequenciais – maneira de traduzir os truques de malabarismo em número, cada número diz o tempo que cada objeto demora a ser lançada novamente, de fora teórica e prática, dando exemplos de tempo na música e percepção do som do objeto manipulado.
  • Oficina de Trilha Sonora ao Vivo ::: 28/01/16 ::: Ministrado por Marina Mapurunga ::: Nesta oficina será trabalhada a criação sonora para filmes de curta-metragem em tempo real, ao vivo.
  • Oficina Percussão Corporal ::: 11/02/16 ::: de 15h às 18h ::: Sala 10 ::: Ministrado por Paloma Cristina ::: Toque é som, toque no corpo, som se cria. Descubra o instrumento do corpo e crie música.
  • Oficina de Soundpainting ::: 17/02/16 ::: de 14h às 18h ::: Sala 14 ::: Ministrado por Wendell Coelho e Liz Oliveira ::: A oficina tem como objetivo apresentar o Soundpainting tanto de maneira téorica como prática, trazendo sua história, explanando sua sintaxe e seus gestos. A proposta parte não apenas na apresentação dessa linguagem, mas também na inserção do conhecimento de maneira prática, propondo aos participantes a criação de uma composição harmônica (ou não) através da improvisação, onde eles terão a oportunidade de fazer parte dessa composição (como performers) e regê-la/compô-la (como soundpainter) em momentos distintos.
  • Oficina de Percepção Sonora – Ouvindo Cachoeira ::: 18/02/16 ::: de 15h às 18h ::: Sala 10 ::: Ministrada por Rwolf Kindle ::: Esta oficina visa promover uma imersão na sonoridade cachoeirana; perceber, refletir, diferenciar e discutir sua paisagem sonora.
  • Oficina Pinturas Sonoras ::: 19/02/16 ::: de 15h às 17h ::: sala a definir ::: Ministrada por Leandro Alex :::A materialização e visualização do som a partir de pinturas. A criação de pinturas/imagens  sonoras a partir de sentidos provocados e concebidos por músicas e/ou ruídos sonoros.Local:  Centro de Artes, Humanidades e Letras -CAHL, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, Rua Maestro Irineu Sacramento, 1, Cachoeira-Bahia – Brasil.

29 de Outubro de 2015 – Retrilhagem ao Vivo da animação “Fluxos” (de Diego Akel) e performance de Soundpaiting

SONatório faz retrilhagem ao Vivo da animação “Fluxos” (de Diego Akel) e performance de Soundpaiting no Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema, no Cine Theatro Cachoeirano às 21h.

2 de Setembro de 2015 – Performance de Soundpaiting no CachoeiraDoc

SONatório faz performance de Soundpaiting no evento Quartas Experimentais, como parte do Festival de Documentário VI CachoeiraDoc, na Cabana do Doidão Bahia às 23h59.

Julho e Agosto de 2015 – Ateliês Sonoros 

Os ateliês sonoros visam realizar a experimentação de construção de objetos sonantes, performance em Soundpaiting e o desenvolvimento da percepção sonora. Local: CAHL – Centro de Artes, Humanidades e Letras-UFRB, Rua Maestro Irineu Sacramento, 1, Cachoeira-Bahia – Brasil.